Poupar…  dicas e motivações.

Este é um artigo baseado no livro “Guia do Pé de Meia: coloque suas finanças em dia do Projeto Pé de Meia. Para saber mais sobre o projeto: https://www.youtube.com/playlist?list=PL54b0xNS3IBMxmXumNUcvR3me3qjcrGRh

Como poupar de forma positiva, sem sofrimentos?

Você já se perguntou por que poupar dinheiro é importante na sua vida? Afinal de contas, é mais prazeroso gastar comprando aquilo que você gosta, do que deixar o dinheiro parado.

O primeiro objetivo ao guardar dinheiro é justamente estar preparado para aquelas surpresas desagradáveis do dia a dia. Bater o carro, ficar doente, perder o emprego ou ter que reparar algum problema na casa são coisas que vão exigir que você esteja financeiramente preparado. Geralmente as pessoas evitam pensar em coisas ruins que podem acontecer. Mas todos estamos sujeitos à adversidades, e é inteligente reservar parte da renda para isso.

Realização de sonhos

Um belo motivo para poupar é conseguir ter mais dinheiro para gastar com algo maior ou mais interessante no futuro.

Comprar uma casa ou um carro, pagar a faculdade para os filhos, adquirir um smartphone da última geração. Estes são alguns motivos interessantes para poupar. Certamente será mais fácil enfrentar as vitrines do shopping sem gastar, tendo em mente que terá aquilo que sempre sonhou no futuro próximo.

E se você é daqueles que parcelam os sonhos em “dez vezes no cartão”, saiba que se você planejar e guardar o dinheiro (ao invés de pagar parcelas), vai realizá-lo por um preço menor, podendo usar o dinheiro que sobrou para adquirir uma outra coisa que deseja.

É importante ter sonhos para que você continue motivado a economizar. Assim, você recebe uma espécie de recompensa por ter sido disciplinado e não ter caído nas armadilhas do consumismo por um ano todo.

Tenha paciência

O maior erro ao começar a investir é pensar que você ficará rico do dia para a noite. O ideal é manter o foco no resultado que virá depois de um bom tempo. Não seja imediatista ao investir.

Seja disciplinado

Se você não tiver uma rotina de investimento, e tender a sacar o que tem guardado sempre que quiser comprar algo, a realização dos objetivos de médio e longo prazo jamais vão acontecer.  Um compromisso sabendo de seus resultados,  como um consórcio,  irá  tornar a tarefa de poupar mais fácil. Portanto, priorize o investimento e crie o hábito. Por isso é importante planejar desde cedo o valor que lhe é conveniente e confortável para ser investido.

Se poupar 10% da renda já é um desafio, achar que você é um super-herói e vai conseguir economizar metade do salário do dia para a noite te fará ficar doente. Assim como dietas radicais tendem a não funcionar no longo prazo (seu corpo não conseguirá ficar muito tempo sem carboidratos ou comendo somente saladas), se você abrir mão de fazer tudo o que é prazeroso para você, como ir ao cinema, tomar cerveja com os amigos ou fazer a unha semanalmente, vai ficar ainda mais chato e difícil guardar dinheiro. Em pouco tempo você estará em depressão ou já terá desistido da ideia de economizar por achar que é difícil demais…

Comece devagar e de forma planejada. Saiba o que é importante para cada membro da família (mesmo que seja comprar mais sapatos), e busque encaixar o que for possível no orçamento. Evidentemente você deverá cortar alguns lazeres, mas não tudo. Mas lembre que o investimento inclui realizar um grande sonho também, que trará uma satisfação ainda maior.

O ideal não é sair com a tesourinha das finanças cortando tudo que gosta de fazer, mas sim procurando reduzir os gastos com cada lazer. Se você vai no cinema toda semana, passe a ir a cada 15 dias ou assine canais de filme e passe a ter o cinema em casa. E este é só um exemplo de como a sua criatividade pode te ajudar a economizar sem ter que sacrificar seu lazer.

Estilo de Vida

Com o tempo, poupar vai fazer parte da sua rotina e este se tornará o seu estilo de vida. Você perceberá que é melhor comprar menos roupas, mas poderá  ter seu imóvel, auto, ou negociar cada um dos objetivos com maior barganha e assim poupar ainda mais.

Assim como uma dieta, poupar pode ser difícil no início, mas os resultados serão tão satisfatórios que você não vai entender como passou tanto tempo vivendo sem guardar dinheiro se comprometendo em algum tipo de investimento.

Fonte: Clubeusp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *